Dentistas

ENTREVISTA COM A DRA. EUGÊNIA BOTELHO COUTINHO DE LIRA






ENTREVISTA COM O PROFESSOR DE BIOQUÍMICA ALISON HONÓRIO. 





A coagulação sanguínea é um processo importante para o nosso organismo, uma vez que ela evita a perda excessiva de sangue causada por hemorragias. A coagulação de inicia quando ocorre qualquer tipo de lesão, gerando extravasamento de sangue. É um processo que ocorre graças a uma de série de reações que acontece entre proteínas chamadas de fatores de coagulação.
Observa-se que ela pode acontecer por via intrínseca, que ocorre no interior dos vasos sanguíneos, onde o processo inicia quando o sangue entra em contato com regiões da parede do vaso com alguma lesão e extrínseca, quando o sangue extravasa dos vasos sanguíneos para os tecidos conjuntivos, onde a tromboplastina(substância presente nos tecidos e no interior das plaquetas) é lançada nos tecidos lesados, ajudando assim em uma aceleração no processo de coagulação.

Portanto, diversas doenças estão ligadas a coagulação a do sangue, dentre elas, se destaca a hemofilia uma doença genética hereditária que precisa de alguns cuiados diários, visto que esta doença gera uma dificuldade na formação do coágulo  de quadros hemorrágicos prolongados. Segundo uma pesquisa realizada pela Federação Mundial de Hemofilia (WFH), em 2013, existe no mundo cerca de 280 mil pessoas com distúrbios hemorrágicos ou coagulopatia, sendo aproximadamente 177 mil pessoas com hemofilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário